terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A culpa é dos partidos políticos. Ou deveria ser.


Em meio às denúncias de fraudes, roubos, corrupções, estelionatos, e muitas outras "virtudes" de muitos dos nossos políticos, chego à conclusão de que os eleitos pelo voto popular realmente se candidatam para usufruir dessas benesses irregulares. Visto que na maioria das vezes são imunes às decisões da justiça, a cada denúncia de infração eles se sentem realizados nas suas atividades para as quais foram guindados pelo voto popular. É o que dá para sentir no retrogosto de cada pizza.
Para que um cidadão seja içado à condição de candidato, urge que o mesmo se filie a um partido político. Esse partido o aceita, faz a devida filiação e o coloca na disputa por uma vaga nas eleições de nível municipal, estadual ou federal. Caso esse cidadão, uma vez eleito e entronizado na sua função, cometa algum deslize na administração pública ou em seu próprio favor, abrem-se diversas contendas políticas e entram em cena as entidades representativas da justiça para, por vias legais, tentar coibir ou mesmo incriminar o político malfeitor. E dificilmente acontece, neste Brasil que conhecemos, uma punição que realmente faça devolver aos cofres públicos o montante desviado, e que a pessoa física receba o devido castigo.
É nesse momento que os partidos políticos deviam ser chamados à responsabilidade. Se aos partidos cabe escolher os candidatos que pelejam em nome da agremiação partidária, esses mesmos partidos devem ser considerados corresponsáveis pelas atitudes inconvenientes e fraudulentas dos seus afiliados. Não é justo que apenas a expulsão do partido seja a única atitude a ser tomada pela agremiação partidária. A justiça precisa punir exemplarmente os partidos políticos, com doses financeiras muito indigestas, por terem esses partidos aceitado pessoas despreparadas aos cargos públicos que eles, os partidos, indicaram.
Políticos corruptos devem ser punidos, mas não só eles. Os partidos políticos, corresponsáveis que são pela indicação desses candidatos, devem também ser punidos. Para que no futuro os partidos façam melhores opções e que nós, eleitores, tenhamos paz na consciência na hora de deixar o voto na urna. Os partidos devem ser cúmplices na decisão de apontar bons candidatos aos eleitores. Nós, cidadãos, teríamos menos chance de votar errado. Já que, constitucionalmente somos obrigados a votar, ajudem-nos nessa empreitada, partidos políticos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário