quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Lixo no parabrisa


Se você tem carro, certamente já se defrontou com um panfleto, ou qualquer outro tipo de propaganda aderida ao seu veículo, geralmente fixado ao parabrisa pelos próprios limpadores. E não me parece casual, que tais propagandas sejam geralmente colocadas no lado direito do carro, o que faz com que você tenha que dar a volta ao redor do veículo, para retirá-las. Esse costume está tão arraigado em nosso meio, que durante um flagrante em que uma menina colocava um jornaleco no parabrisa do meu carro, interpelei-a e pedi para que não fizesse tal procedimento. Ela simplesmente não entendeu, porque achava isto a coisa mais natural. Afinal, este era o seu serviço, com certeza alguém lhe estava pagando por isso, e nunca ninguém tinha reclamado! A questão é que, além do inconveniente de termos que "limpar" os carros antes de cada partida, temos também que cuidar onde jogar tal sujeira, pois pedem para que mantenhamos a cidade limpa... Então você retira o objeto (depois de dar uma volta em torno do seu carro), dobra-o cuidadosamente e leva-o junto para a sua casa! Esse é o nosso ritual e, naturalmente, o objetivo do negócio. Aliás, faltou dizer, em casa você vai ler o panfleto... Ou usá-lo para outra necessidade...
Mas eu, como cidadão pagador de impostos, quero ter o direito de ter o meu carro isento de penduricalhos, livre de depósito de objetos os quais não me interessam e não foram por mim solicitados! Para circular com meu veículo, também pago altas taxas e impostos e, sendo de minha propriedade, não quero que o mesmo seja depositário de lixo!
Sugiro uma lei municipal que proíba a colocação de panfletos, folders e afins nos nossos carros e outros veículos, ou ainda teremos que afixar neles placas como se faz em terrenos baldios: "Não jogue lixo aqui".

Um comentário:

  1. Estávamos olhando seu blog, em particular eu ri muito quando li a matéria "lixo no parabrisa" e achei um detalhe bem pensado para ser discutido e refletido no dia a dia urbano.

    ResponderExcluir