Se você tem carro, certamente já se defrontou com um panfleto, ou qualquer outro tipo de propaganda aderida ao seu veículo, geralmente fixado ao parabrisa pelos próprios limpadores. E não me parece casual, que tais propagandas sejam geralmente colocadas no lado direito do carro, o que faz com que você tenha que dar a volta ao redor do veículo, para retirá-las. Esse costume está tão arraigado em nosso meio, que durante um flagrante em que uma menina colocava um jornaleco no parabrisa do meu carro, interpelei-a e pedi para que não fizesse tal procedimento. Ela simplesmente não entendeu, porque achava isto a coisa mais natural. Afinal, este era o seu serviço, com certeza alguém lhe estava pagando por isso, e nunca ninguém tinha reclamado! A questão é que, além do inconveniente de termos que "limpar" os carros antes de cada partida, temos também que cuidar onde jogar tal sujeira, pois pedem para que mantenhamos a cidade limpa... Então você retira o objeto (depois de dar uma volta em torno do seu carro), dobra-o cuidadosamente e leva-o junto para a sua casa! Esse é o nosso ritual e, naturalmente, o objetivo do negócio. Aliás, faltou dizer, em casa você vai ler o panfleto... Ou usá-lo para outra necessidade...
Mas eu, como cidadão pagador de impostos, quero ter o direito de ter o meu carro isento de penduricalhos, livre de depósito de objetos os quais não me interessam e não foram por mim solicitados! Para circular com meu veículo, também pago altas taxas e impostos e, sendo de minha propriedade, não quero que o mesmo seja depositário de lixo!
Sugiro uma lei municipal que proíba a colocação de panfletos, folders e afins nos nossos carros e outros veículos, ou ainda teremos que afixar neles placas como se faz em terrenos baldios: "Não jogue lixo aqui".
Estávamos olhando seu blog, em particular eu ri muito quando li a matéria "lixo no parabrisa" e achei um detalhe bem pensado para ser discutido e refletido no dia a dia urbano.
ResponderExcluir