domingo, 23 de agosto de 2009

Cultura (in)útil - 04

A bandeira do estado de Santa Catarina foi instituída inicialmente em 15 de agosto de 1895, a mesma lei que instituiu o brasão do estado de Santa Catarina durante o governo de Hercílio Luz e tinha como autor José Boiteux.
A bandeira de Santa Catarina foi adotada entre 15 de agosto de 1895 e 10 de novembro de 1937.
Pelo artigo 3º daquela lei, a bandeira de Santa Catarina era composta de faixas brancas
e vermelhas dispostas horizontalmente em número igual ao das comarcas do Estado e de um losango verde colocado no centro da bandeira, dentro do qual havia estrelas de cor amarela, correspondentes aos municípios do estado.
Durante o Estado Novo, Getúlio Vargas
suspendeu o uso de símbolos estaduais, incluindo a Bandeira e as Armas. O governador Irineu Bornhausen (através de lei regulamentada em 19 de fevereiro de 1954 pelo Decreto nº 605) revitaliza o uso dos símbolos estaduais. Essa lei também alterou o desenho da Bandeira, baseando-se no desenho original, e que se mantém até hoje.
Após a alteração, a bandeira de Santa Catarina passou a ser composta de três faixas horizontais idênticas, sendo as das extremidades vermelhas
e a do centro branca; sobre as faixas, um losango verde-claro que representa a cor de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do estado.
A mesma Lei estabeleceu também a Bandeira do Estado. O Artigo 2º daquela Lei diz que as armas consistirão em uma estrela branca, anteposta a qual uma águia vista de frente, de asas estendidas, segurará com a garra direita uma chave e com a esquerda uma âncora, encruzadas, ornando-lhe o peito um escudo com o dístico 17 de novembro escrito horizontalmente. Um ramo de trigo ao lado esquerdo e um de café ao lado direito ligados na parte inferior por um laço com as pontas flutuantes, de cor encarnada, que terá o dístico: - Estado de Santa Catarina – escrito em letras brancas circundarão a mesma águia sobre o qual se formará o barrete frígio.
O barrete frígio simboliza as forças republicanas que nos regem; o ramo de trigo simboliza a lavoura da terra; o ramo de café simboliza a lavoura do litoral; o escudo contém a data da implantação da República em Santa Catarina em 17 de novembro de 1889; a chave lembra que Santa Catarina é ponto estratégico de Primeira Ordem; a águia representa as forças produtoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário