segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brincando com as estatísticas


Danica Maio Camacho, das Filipinas,
é simbolicamente o sete bilionésimo bebê
A matemática não é exatamente o meu forte, mas sempre gostei de brincar com números. Ora como puro passatempo, ora para calcular erros ou acertos... E no dia de hoje, em que se diz que no planeta Terra nasceu o 7.000.000.000º habitante, fiquei a pensar sobre números. É claro que todas essas estatísticas são, como o próprio nome já diz, estatísticas (por definição: "estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações"). Mesmo sendo uma sugestão, uma hipótese, ou qualquer nome mais apropriado, os números nos dão uma idéia de volume, quantidade... E convenhamos: sete bilhões representa um número grande de pessoas!
Só comparando: num infográfico divulgado hoje num importante site brasileiro, descobri que meu número de nascimento no planeta Terra é 2.538.103.000! Portanto, desde que eu cheguei por aqui até hoje, o número de viventes quase triplicou.
Outra informação: no ano 1500, quando o Brasil foi descoberto, vivia na Terra um número aproximado de 450.000.000 de habitantes. 
E dizem que no ano 2025 já seremos 8.000.000.000 (oito bilhões, para quem não está muito acostumado com muitos zeros à direita). 
Sim, concordo com os ecochatos de plantão, que precisamos agir para que toda essa gente tenha acesso às condições mínimas de não só sobreviver, mas que tenham boas condições de vida. Mas temos que reconhecer que tem ainda bastante espaço no nosso planeta, desde que nem todos queiram ocupar o mesmo lugar, aglomerando-se nos grandes centros e nas melhores opções turísticas, etc. 
Questão de pensar, repensar, decidir e optar pelo bom senso. Nesse caso, a estatística ajuda muito. 

Um comentário:

  1. Gostei do teu jogo com os numeros, assim a gente
    acaba tendo uma ideia do que significa ter
    7 bilhoes de pessoas na nossa linda terra.
    Automaticamente deveria sugir em cada um o pensamento de que a gente tem muita responsabilidade para deixar o globo terrestre "lebenswert"para o futuro. desculpe mais a elfi tambem nao soube traduzir
    abracos de garmisch elfi & caio
    P.S::bom natal e um 2012 repleto de coisas boas
    adoramos a "visitinha de medico" de vcs

    ResponderExcluir