segunda-feira, 18 de julho de 2011

E a cobra fumou



A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens que lutou ao lado dos Aliados na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída inicialmente por uma divisão de infantaria, acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que era "mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".
A expressão "a cobra vai fumar" significa uma situação que ficou ruim, que "bicho vaipegar" ou "chegou a hora da decisão". Teria começado a ser empregada depois da Segunda Guerra Mundial, pois ninguém acreditava que o Brasil tomaria parte dela. Por isso, o emblema famoso da cobra fumando.
Se  comparado ao esforço empreendido por outras nações, que enviaram bem mais do que uma Divisão de Infantaria e um Esquadrão de caças-bombardeio, os números da participação brasileira se revelam modestos porém, ao considerarmos o contexto em que as Forças Armadas Brasileiras se encontravam na década de 1930: com material bélico defasado e obsoleto, em quantidades insuficientes para prover a mínima defesa ao país; e ainda, a doutrina da tropa ainda estava sob influencia da missão militar francesa dos anos vinte, não podemos ignorar as conquistas alcançadas pelos brasileiros, especialmente nas batalhas de Montese (combate em ambiente urbano onde, cada janela pode abrigar uma metralhadora) e Monte Castelo (combate em montanha) onde os soldados colheram importantes resultados com o mínimo de baixas.
Indaial também esteve presente na Segunda Grande Guerra, e homenageia seus heróis numa das praças centrais (Praça do Expedicionário), na qual se encontra monumento com os nomes de cada pracinha, como eram carinhosamente apelidados.

Um comentário:

  1. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SABER QUE MEU AVO PARTICIPOU DAS BATALHAS DE MONTESE E MONTE CASTELO, HOJE NAO E MAIS VIVO MAIS SEUS FEITOS AINDA SAO CONTADOS E SE DEPENDER DE MIN MEUS FILHOS E OS FILHOS DELES SABERAM QUE UM DOS HEROIS QUE PARTICIPARAM NA GUERRA CONTRA GENOCIDAS ALEMAES E ITALIANOS, FEZ PARTE DA NOSSA FAMILIA..
    A TODOS OS PRACINHAS E SEUS FILHOS E NETOS.....A TODOS OS BRASILEIROS ........

    A COBRA FUMOU....E FUMOU LINDO.............

    ResponderExcluir