segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eu? Comentarista político?


Nem pensar! Longe disso! Só que alguém já disse que o homem é um animal político, isto é, a política faz parte do ser humano assim como respirar ou comer. Deve ser coisa que vem lá do tempo das cavernas...
Assim sendo, me debrucei sobre os números finais das eleições ocorridas ontem, relativas à nossa Indaial. Os resultados dos três principais candidatos a governador todo mundo já sabe: Colombo 14.051 votos (50,24%), Ângela 7.233 votos (25,86%) e Ideli 6.601 votos (23,60%).
Mas tem muitos outros números interessantes que merecem ser apreciados. Vejamos:
Total de eleitores: 37.236
Votos apurados: 37.236
Abstenção: 4.703
Votantes: 32.533
Válidos: 27.970
Brancos: 2.034
Nulos: 2.529
É de se pensar os motivos que levaram 4.703 cidadãos indaialenses a não exercer o direito de votar! Além disso, houve um total de 4.563 votos brancos e nulos! Seriam votos de protesto?
Coisas para tirar o sono de nossos políticos e marqueteiros, para tentar chegar a alguma explicação, até para evitar a repetição desses números negativos nas próximas eleições. Afinal, aqui mesmo em Indaial , em passado recente, uma eleição para Prefeito já foi definida pela diferença de apenas um voto.

Um comentário:

  1. Mr. Nagel

    O Sr. tem todo o direito de ser comentarista político! Afinal uma pessoa com a sua capacidade intelectual não deve omitir sua opinião.
    Desde que cheguei a Indaial, tenho muito a lhe agradecer, muitos concelhos, dicas e claro, indicações de alunos :-).
    Moro a 11 anos em Indaial (o mesmo tempo do teu site de Indaial), e uma coisa me chamou a atenção nesta eleição em relação a Indaial.
    Muitos enchem o peito para dizer que aqui é a terra de Angela Amin, no entanto a votação dela foi muito aquém da sua "fama", quase empatando com Ideli do PT. Qual o motivo?
    Sou eleitor registrado em Indaial, votei em Indaial. Acho que votar além de uma obrigação é um direito que deve ser sempre exercido pelo cidadão.
    Votar no TIRIRICA por exemplo, não é uma forma de protesto, é um desrespeito pela democracia.
    Muitos lutaram e deram a vida para que nós pudessemos ter a liberdade e direito de escolher nossos representantes.
    Em nenhum momento achei a eleição de TIRIRICA cômica, ou engraçada, para mim é uma afronta a toda luta política conquistada nas ruas.
    Como dizia Maquiavel: TODO POVO TEM OS GOVERNANTES QUE MERECE. Não é que ele está certo?

    GRANDE ABRAÇO!!!

    Alessandro Zoletti - Wizard Indaial

    ResponderExcluir