sábado, 16 de outubro de 2010

Política e Imprensa: propostas honestas?


Na reta final das eleições para a presidência do Brasil, a mídia em geral (TV, jornais, rádios, etc.) está se posicionando contra a atitude dos dois candidatos finalistas, que neste momento estão debatendo assuntos que seriam de menor interesse para o país, tais como a questão do aborto, a religiosidade de Dilma e Serra, e outros assuntos não tão importantes nesta fase da campanha. Aliás, dá a impressão de que vamos eleger um Papa ou uma Papisa no Brasil. Vale lembrar, no entanto, que vivemos num país com altíssimos índices de crenças e crendices religiosas, e no qual a própria mídia investe pesadamente, aproveitando-se desta característica do povo brasileiro, com o intuito de atingir determinadas metas de audiência (novelas espiritualistas, filmes e livros de Chico Xavier estão agora no auge, extensas reportagens sobre as celebrações religiosas, etc.). Ora, a população brasileira não iria suportar discussões sonolentas e sem graça sobre as metas na economia, as decisões na área diplomática, os rumos a seguir no relacionamento entre as nações, e outros. Resumindo, o povo que ver o circo pegar fogo, prá ter assunto nas mesas de bar, assim como discute os resultados do seu time de futebol. É por aí que os partidos políticos estão vendo a possibilidade de angariar votos.
A nossa imprensa está certa em criticar esse posicionamento dos marqueteiros políticos, mas essa mesma imprensa faz algo bem parecido para manter altos os índices de audiência da sua programação: enquanto poderia apresentar programas de bom interesse cultural e informativo, apresentam todos os dias milhares de notícias vinculadas a mortes, assassinatos, roubos, ladroagem, e por aí afora. A troco de que, senão em nome dos índices de audiência? A mídia sabe que o povo religioso do Brasil adora ver sangue. Então, sejamos claros: a tática que os políticos usam para angariar votos, é a mesma que a mídia usa para angariar audiência. E aí concluo que aquelas famosas citações, "o povo sabe em quem deve votar", "a voz do povo é a voz de Deus", são no mínimo muito duvidosas.

Um comentário:

  1. Olá Nagel,
    Gostaria de aproveitar teus comentários na Folha. Entra no site www.folhadeblumenau.com.br, no alto da página tem a Folha Digital. É diário. Tenho 1000 assinantes, fora os que acessam livremente (por enquanto tá liberado). Na página 6 da Folha Digital todo dia tem artigo. Precisa de 2.100 caracteres. Se vc se comprometer, posso reservar um espaço mensal, quinzenal ou até semanal, se os temas forem locais.
    abços,
    mund

    ResponderExcluir