quarta-feira, 1 de abril de 2009

Poder e fé


É realmente uma riqueza muito grande alguém ter, como Cacau Menezes, o poder de se expressar tão bem, com tanta intensidade e discernimento. Sou admirador de sua personalidade há mais de 35 anos, época em que estudava na UFSC, em Florianópolis - SC. Infelizmente a RBS TV o tirou da telinha para os que vivem no Vale do Itajaí e imediações. É uma perda para nós, que estávamos acostumados com os seus sempre conceituados comentários. Mas no meu blog tem um link em Meus blogs preferidos, para quem quiser acompanhá-lo pela internet. E hoje peço permissão para transcrever um post que remete aos tempos de quaresma que estamos vivenciando:

"Se alguém quer uma aula de história, sociologia e política — ou será que é de religião mesmo? — é só observar o que acontece, todos os anos, na tradicional procissão de Nosso Senhor dos Passos, pelo Centro da Capital. À frente da procissão, Dom Murilo Krieger, arcebispo de Florianópolis, segue protegido por um pálio (uma espécie de proteção sobre a cabeça) que é carregado por ninguém menos do que o governador, o prefeito, o presidente da Câmara e outras autoridades. Religião e política, política e religião numa aula ao ar livre, como na Idade Média, quando Igreja e Monarquia reinavam unidas.
E foi nesta aliança sagrada entre o poder político do rei e o poder espiritual do papa, que a Igreja e a Monarquia, levaram, durante séculos, o povo "no bico"... O padre sabia dos pecados dos nobres que lhe confessavam. E como a culpa era mola mestra para determinar comportamentos, o clero, além de pecar — como ainda peca, especialmente em relação aos meninos —fazia pressão sobre a realeza ameaçando com a excomunhão.
Favores e prazeres eram trocados entre estas duas vigorosas instituições, e o povo, como ainda hoje faz, pagava a conta com trabalho e tributos.
Amém...

Como se dizia há alguns anos atrás: "Falou e disse", Cacau!
(A foto é meramente ilustrativa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário