sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Não se omita


Não me contive: estou passando aos meus leitores o post do Cacau Menezes que me tirou um "mar" de dúvidas. É que a tal urna eletrônica, como vocês verão abaixo, nunca foi explicada, pelo menos integralmente, como deveria ser. Veja as explicações sobre o voto nulo e branco:
"Tenho ouvido muito falatório sobre o assunto, uns dizendo que vão votar em "branco", e outros dizendo que vão "anular o voto".
Sobre essa controvertida questão, seguem alguns esclarecimentos para os frequentadores do blog: o cidadão tem a opção de escolher um candidato como tem a opção de não escolher nenhum, se entender que nenhum candidato merece o seu voto. Aí entram os dois outros tipos de voto: o em branco e o nulo.
Em branco não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto. Não é ato de contestação e sim de desconformidade. Os votos em branco significam "tanto faz" e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno. Exemplo: se existem dois candidatos 'Bonzinho' e 'Ruinzinho', Bonzinho' termina com 52% dos votos;'Ruinzinho' recebe 35%; 10% são votos em branco e 3% são nulos. Isso significa que 3% dos eleitores não querem nem 'Bonzinho' nem 'Ruinzinho' no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com 'Bonzinho' como com 'Ruinzinho', o que vencer está bom. Assim o 'Bonzinho' tem uma aceitação de 62% (52%+10%) do eleitorado.
Já o voto nulo é de protesto, válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro, a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação e exerça seu direito democrático.
O voto nulo, ao contrário do que parece, é um voto válido. Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto...
Para anular um voto, no lugar do número do candidato, é preciso digitar um número inexistente. Por exemplo: Prefeito 99 e Vereador 99999. Se o eleitor votar em branco, o terminal avisa 'Você está votando em branco' e então pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa 'Número incorreto, corrija seu voto'. Assim, os votos nulos são desencorajados. A pessoa se preocupa em 'corrigir' e acaba votando em quem não quer, ou em quem não conhece! Quando o terminal acusar: 'Número incorreto, corrija seu voto', basta apenas apertar a tecla CONFIRMAR, e seu voto será considerado NULO!
Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles? Porque se, na eleição entre 'Bonzinho e 'Ruinzinho', o tal 'Bonzinho' terminasse as eleições com 39% dos votos e; 'Ruinzinho' com 31%%; 10% de brancos e; 18% nulos, as eleições teriam que ser repetidas e nem 'Bonzinho' e nem 'Ruinzinho' poderiam participar das eleições naquele ano.
Se nenhum dos candidatos conseguir a maioria (mais de 50%) no último turno, as eleições têm que ser canceladas. Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer. Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como 'incorreto', é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez.
Então, contribuindo para a campanha por um voto consciente, se alguém estiver votando em 'Bonzinho' ou em 'Ruinzinho', mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo número 'incorreto', ou Voto Nulo.
Quem sabe um dia, 'Bonzinho' e 'Ruinzinho' saem do cenário e os eleitores podem votar em 'Melhorzinho'? Faça uma escolha consciente, pense bastante, e veja quem merece o seu voto (...sei que isto está muito difícil). Afinal se você quer ver sua vontade respeitada tem que se fazer respeitar, fazendo a escolha consciente do seu candidato.
Esta é a arma que temos, e que por muito tempo ficamos sem ela. Valorize o seu voto, fazendo a escolha que você tem direito. Lembre-se que o candidato que for eleito estará recebendo um cheque em branco dado por você. E acima de tudo NÃO SE OMITA, pois outras pessoas neste exato momento podem estar se organizando visando interesses, muitas vezes, opostos aos da coletividade e do bem comum, e se dermos oportunidade, candidatos do tipo 'Ruinzinho' para pior podem ser eleitos às custas de nossas omissões".

Nenhum comentário:

Postar um comentário