sábado, 14 de junho de 2008

Esgotando a paciência



Indaial, nossa aprazível e querida Indaial, está passando por uma metamorfose. O crescimento da cidade se tornou um problema e ao mesmo tempo uma aventura - a meu ver - sem retorno. Entre outras coisas, os que decidem pelo município houveram por bem iniciar a implantação da rede de esgotamento sanitário, o que é um elemento a mais de investimento na saúde dos indaialenses. Não creio que algum cidadão seja contrário a esta saudável iniciativa. Indaial poderá ser, em breve, um exemplo para o restante do país, pois o serviço de esgoto no Brasil é ainda uma raridade, com índices ínfimos se comparados aos países desenvolvidos.
Dizia-se, tradicionalmente, que aos políticos não interessava fazer obras que fôssem enterradas e escondidas do povo, pois isso não daria voto nas eleições. Obras que saltavam aos olhos, como estádios de futebol, revelavam-se melhores arrecadadoras de votos. Parece que em Indaial eles encontraram a solução para esse dilema: enterram os tubos, mas deixam visíveis, e sensíveis, as marcas das obras. Ondulações, buracos, poeira, lama, são nossa triste realidade atual. Não dá para entender que, em pleno século XXI, quando há muito tempo o homem já foi à lua, não se consiga restaurar e arrumar uma rua que foi esburacada para a colocação da rede de esgotos! Ora, as ruas de Indaial foram pavimentadas com o dinheiro do povo, muitas vezes pagando 1/3 da área correspondente à frente de suas residências, e hoje estão em estado lastimável, quase intransitáveis. Circular de carro em Indaial, nos dias de hoje, é uma prova de paciência e até de mesmo de capacitação...
Dirão que tudo passará, os concertos e as pavimentações curarão essas chagas. Somos otimistas, acreditamos que isso acontecerá. Mas não precisavam exagerar com tamanha capacidade de arruinar nossas ruas. E precisam, isso sim, explicar quando começa o remendo. Porque a paciência está...


2 comentários:

  1. Alfredo, só imagino o que deve estar pensando nosso saudoso Pref. Victor Petters que tão bem cuidava das ruas,praças e jardins dessa cidade. Vamos torcer para que esse pesadelo logo termine.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr.
    Concordo com você. Estou morando em Indaila há pouco mais de 2 meses, mas a conheço a mais de 3 anos. É incrível como ela vem mudando nesse período.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir