sexta-feira, 21 de março de 2008

Indaial do meu coração



Indaial situa-se no coração do Vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina, região sul do Brasil.
A colonização de Indaial iniciou por volta de 1860 com a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães. A partir de 1875 vieram os imigrantes italianos e em 1878 os primeiros poloneses.
Em 21 de março de 1934, foi instalado oficialmente o Município de Indaial, desmembrando-se de Blumenau.
O nome do Município provém da palmeira Indaiá, uma espécie de coqueiro que havia em grande quantidade em um campo utilizado como lugar de descanso para tropeiros, que antigamente seguiam do sul do estado em direção ao litoral.
Indaial, com aproximadamente 50 mil habitantes, possui uma área de 466 km2, e está situado às margens da rodovia BR-470, no Médio Vale do Itajaí, também chamado de Vale Europeu. Dista a 20 km de Blumenau e a 160 km da capital do estado, Florianópolis. O município é banhado pela bacia do rio Itajaí-açú e pelo seu mais importante afluente, o rio Benedito. A cidade é cercada por uma vegetação nativa da Mata Tropical Atlântica, sendo riquíssima e abundante a sua diversidade de espécies.
A população da cidade herdou dos imigrantes alemães e da miscigenação italiana e polonesa a habilidade produtiva, o folclore, as tradições na música, festas, danças e alimentação. A cultura de seu povo, sempre cultivada com a característica dos europeus colonizadores, é sua maior riqueza. Os moradores de Indaial vivem em casas cercadas de flores, ostentando jardins multicoloridos. A cidade apresenta ruas largas, muito limpas, jardins floridos e sempre muito bem cuidados. Ainda há poucos prédios altos e cerca de 20% de sua população mora na zona rural.
O município de Indaial oferece excelente qualidade de vida aos seus habitantes, se comparada aos parâmetros brasileiros. Em 1998 foi considerada pela ONU a quarta melhor cidade do Brasil em qualidade de vida, possuindo ótimos serviços de educação, saneamento e saúde.
Na atividade agrícola, Indaial caracteriza-se pelas pequenas propriedades, tendo como principais culturas o arroz, mandioca, milho, fumo, cana-de-açúcar, feijão e batata. Na pecuária destacam-se os rebanhos bovinos, onde o município é grande produtor de leite, e suínos. Também é grande produtor de frangos de corte e ovos.
Sua indústria é bastante diversificada, destacando-se os ramos têxteis e metalúrgico, confecções, produtos alimentícios, equipamentos industriais, agrícolas, e indústria madeireira. Um fator importante no crescimento de sua indústria é o fato de o município possuir terras livres de enchente, fenômeno este que atinge muitas outras cidades do vale.
Indaial possui um excelente potencial turístico, pois aqui a natureza foi pródiga em oferecer muitas áreas verdes escondendo ribeirões pedregosos banhados por águas cristalinas. O turista pode visitar a histórica ponte dos arcos, apreciar as maravilhosas vitórias-régias, as casas de arquitetura enxaimel, o bosque e jardim florido da casa da cultura e os passeios pela zona rural do município onde ainda pode-se avistar os traços culturais dos colonizadores.
Em Indaial tudo é belo e maravilhoso, pela dádiva de sua localização e pela amizade e carinho de seu povo.

A foto lá encima mostra um dos símbolos indaialenses, a ponte Emílio Baumgart, clicada por mim durante um anoitecer sobre o rio Itajaí-açú.

Um comentário: