terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Cultura (in)útil - 01



Por que o dia da Páscoa ocorre em datas diferentes? Conforme veremos a seguir, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico, embora a seqüência varie de ano para ano. A data mínima é 22 de março, e a máxima é 24 de abril, o que torna a Páscoa uma festa "móvel".
A fórmula a ser aplicada é: o dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia depois do equinócio de outono. Ou também, 21 de março é o primeiro dia do outono.
E o que é equinócio? O significado da palavra é "noite igual", e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente, isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado na intersecção do círculo do Equador Celeste com o círculo da Elíptica; ou seja, nessa situação a Terra apresenta declinação de 0º.
Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!). 1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913. 2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Um comentário:

  1. Poxa amigo! muita coincidência voce ter falado nesse tema. Hoje no almoço comentava sobre o assunto. Abraços PRIM

    ResponderExcluir