quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Parto domiciliar enfrenta resistência de médicos


A australiana Caroline Lovell, de 36 anos, grande defensora dos partos domiciliares, morreu após dar à luz em casa sua segunda filha, Zahra, segundo o jornal britânico Daily Mail. Ela teve uma parada cardíaca no último dia 23, em Melbourne. Levada ao hospital, ela não resistiu. O bebê sobreviveu.
Caroline tinha planejado um parto acompanhado por uma parteira, mas complicações ainda desconhecidas causaram a parada cardíaca.
Em 2009, Caroline declarou que as parteiras precisavam de mais proteção legal, como em outros países. Ela escreveu uma nota na qual dizia estar chocada porque partos em casa não poderiam mais ser uma escolha da mulher e que ela não teria escolha a não ser ter um parto sem assistência, já que ela queria dar à luz em casa.
Uma associação de parteiras declarou que o acontecimento é muito raro e que provavelmente uma hemorragia severa causou a morte da paciente.
Beverley Lawrence Beech, chairman da Association for Improvements in the Maternity Services, no Reino Unido, declarou que o acontecimento, embora triste, é extremamente raro e que as pesquisas mostram que os partos domiciliares não são mais perigosos do que aqueles em hospital.
Nas últimas três décadas, houve um aumento da procura por partos em casa no Reino Unido. Lá, as mulheres recebem assistência de parteiras se optarem por dar à luz fora do hospital. Segundo o jornal britânico, na Austrália, as mulheres são desencorajadas a fazer partos domiciliares.
O Estado de São Paulo

Um comentário:

  1. Acredito que um parto domiciliar dificulta e até impossibilita atendimento rápido em caso de uma hemorragia, por exemplo. O parto em um hospital agiliza o socorro, caso alguma complicação ocorra. É claro que realizar o parto em casa dá uma sensação de conforto mas não acredito ser a decisão mais sensata. Encontrei o seu blog hoje após eu marcar consulta pelo SAIS essa manhã para o meu pré-natal agendado para o dia 14 de Fevereiro às 9h45 com o senhor. A minha curiosidade me trouxe aqui. Estou muito contente por ter uma consulta pré-natal com um médico tão atualizado e blogueiro! Tenha uma excelente semana.

    ResponderExcluir