sábado, 2 de julho de 2011

Aventura no Maranhão


Recentemente, tivemos a oportunidade de conhecer uma das maravilhas naturais que enfeitam sobremaneira esse mundo em que vivemos. E fica no Brasil, aqui pertinho...
Não existe nada comparável aos belos Lençóis Maranhenses. O Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.

O Parque Nacional dos Lençóis é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.
Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região durante os primeiros seis meses do ano, enchendo as lagoas com água da chuva. Nos seis meses seguintes não chove, e as lagoas vão secando aos poucos. Portanto, a melhor época para se conhecer os Lençóis é exatamente no final do período chuvoso ou começo do período de seca (junho a setembro, por exemplo). 
Mesmo assim, durante todo o ano é possível visitar os Lençóis Maranhenses e encontrar lagoas para se banhar,  mas como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.
Dois dias são suficientes para conhecer o básico, como as duas lagoas Azul e Bonita, as mais significativas e marcantes, um colírio para os olhos...
Mas existem dezenas de atrações no Parque dos Lençóis, para conhecer todas podem ser precisos até sete dias de estadia.
Os Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente.
É uma experiência que vale a pena, embora os acessos sejam precários, longas viagens de 4x4, sem conforto e curtindo um turismo-aventura de tirar o fôlego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário