segunda-feira, 21 de março de 2011

Jornais alemães criticam visita de Obama ao Brasil


Para a imprensa alemã, em meio a desastre nuclear no Japão e revoltas no Oriente Médio e norte da África, Barack Obama teria mais o que fazer, do que visitar a América Latina.
Em sua primeira viagem ao Brasil como presidente, Obama fez questão de sinalizar o Brasil – país que, nas palavras dele, "mostra que uma ditadura pode se transformar em uma próspera democracia".
Para a imprensa alemã, a viagem de Obama à America Latina em um momento tão delicado é, no mínimo, questionável. Segundo reportagem do jornal alemão Der Tagesspiegel, o momento não poderia ser mais desfavorável. "Desastre nuclear no Japão e revoltas no norte da África – há quem diga que o presidente dos Estados Unidos teria mais o que fazer do que visitar a América Latina", publicou o diário no sábado.
"Quem se interessa pela visita de Obama ao Brasil quando mísseis dos Estados Unidos são lançados sobre a Líbia?", questionou nesta segunda-feira (21/03) o jornal Frankfurter Rundschau. O artigo observa que "não apenas a imprensa norte-americana se pergunta se neste momento Copacabana seria o lugar certo para Obama estar – junto com a esposa Michelle, as duas filhas e até a sogra".
O portal Spiegel Online indaga se Obama poderia começar uma guerra e depois simplesmente "fazer de conta que está tudo bem", e destaca que enquanto mísseis eram lançados sobre a Líbia, Obama "fazia um tour pelo Brasil" e não falou quase nada sobre a guerra. Em artigo publicado nesta segunda-feira, o Spiegel Online diz que os opositores de Obama nos Estados Unidos difamam sua visita ao Brasil como "viagem tropical".
Mas eu entendo essa postura alemã, pois muitos cidadãos daquele país nem sabem onde fica o Brasil, e nem a qual continente o Brasil pertence. Para mim, está explicado.

Um comentário:

  1. Os alemães parecem se comprazer com a miséria alheia.
    Quando morei lá, assisti muitos documentários sobre o Brasil; a maioria era focada na miséria do nordeste, na mortalidade infantil, etc. Isto é o que dá IBOPE por lá. No inicio eu alertava os colegas qdo iria passar um documentário sobre o Brasil; depois de ver que eram tendenciosos, eu deixei de fazer isto.
    Da India e África também eram só documentários sobre miséria.
    Talvez isto os faça se sentirem mais felizes em saber que na Alemanha não exista miséria tão atroz; mas miséria sempre existe. O índice de suicídio deles é mais alto que os nossos...

    Machst gut

    Zillig

    ResponderExcluir