domingo, 6 de fevereiro de 2011

Educação é a solução


Não quero aqui fazer uma apologia à importância da educação na formação pessoal, visto que óbvio, mas quero aproveitar o retorno dos nossos jovens às escolas, após findas as longas férias escolares, para apresentar três páginas de conteúdo excepcional. É claro que a internet, como um todo, é um arsenal imensurável de conteúdo informativo e cultural. Vai depender muito de cada internauta, o interesse e a direção a tomar. Costumo comparar a internet com a vida real em todos os sentidos: assim como na nossa vivência nem tudo são flores, assim também na vida digital existem muitos espinhos junto às flores...
Mas vamos às dicas para quem quer ampliar seus conhecimentos e embrenhar-se na cultura, essa riqueza que só cresce e amplia os horizontes de quem a cultiva.

1. Às vezes a história pode parecer estática, mas realmente não é. A cada dia surgem novos estudos que questionam antigas versões dos acontecimentos mais importantes para a humanidade. Unindo gente com pontos de vista diferentes, textos e vídeos de qualidade, a internet pode ajudar a aprofundar essa importante disciplina.
A rede social Café História é um bom ponto de encontro com historiadores, estudantes e curiosos para discutir temas relacionados à disciplina. Como em qualquer rede social, dá para fazer amizades, mandar e responder perguntas, enquetes e ajudar a incendiar os fóruns de discussão. O site tem também vídeos, entrevistas e blogs com várias dicas de livros dadas pelos membros da rede.

2. O Guia do Estudante é outro bom exemplo de como a internet pode ajudar no cabedal de conhecimento de jovens e adultos. Entre muitas outras coisas, a página orienta sobre profissões, teste de aptidão do seu perfil (humanas, exatas ou biológicas?), resultados e dicas de vestibulares, e muita informação atualizada (atualmente, um teste sobre a Crise no Egito). Vale a pena dar uma circulada por lá...

3. E para quem gosta de boa leitura, a página Livros e Afins tem centenas de dicas de leitura, e principalmente a possibilidade de baixar mais de 2.000 livros grátis! Não dá para deixar de ler.

Um comentário:

  1. Obrigado pelo link!!! Uma das coisas mais bacanas que a internet proporciona é a possibilidade de nos educarmos naquilo que desejemos seja lá o que for. É uma riqueza inestimável... Abraços do Alessandro.

    ResponderExcluir