quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tá quente!


A cada verão, dá realmente a impressão de que o calor está cada vez maior. Em Indaial, então, a sensação térmica é bem mais importante do que o número que os termômetros marcam. Porque, afinal, o que vale mesmo é o que a gente sente. E a umidade no ar por aqui tem quase sempre a tendência de ser alta, o que influencia a sensação térmica.
O negócio funciona assim, e nem é muito confuso:
Na maior parte dos dias, a temperatura do termômetro representa o calor ou frio que sentimos. No entanto, sabemos que em dia em que a umidade, que está no ar em estado de vapor, é alta, o calor que sentimos é maior do que o termômetro indica. Por que? A umidade elevada no ar “tapa” os poros superficiais da pele que ajudam na transpiração, que por sua vez regula a nossa temperatura interna com a externa. Com esses poros “tapados”, não transpiramos direito e sentimos o abafamento, portanto maior calor.
Na verdade, o ser humano é influenciado por todas as variáveis do tempo, seja temperatura, vento, umidade, radiação solar, pressão do ar e etc. O calor e frio vem, em casos especiais, não só da temperatura variável, mas da união com outras variáveis como a umidade no caso do calor. Sensação térmica não é medida e sim estimada por tabelas elaboradas através de pesquisas meteorológicas.
Exenplo: se em Indaial a temperatura é 38ºC com umidade alta que faz a sensação de calor chegar a 42ºC, a nossa população está sentindo mais calor que a de Florianópolis, por exemplo, onde a temperatura poderia ser até de 39ºC, mas com umidade baixa.
Para entender melhor:
Florianópolis
Termômetro: 31ºC
Umidade: 30%
Sensação de calor: 31ºC (BAIXA UMIDADE – SENSAÇÃO IGUAL AO TERMÔMETRO)
Indaial
Termômetro: 31ºC
Umidade: 80%
Sensação de calor: 40ºC (UMIDADE ALTA – SENSAÇÃO MAIOR QUE O TERMÔMETRO)
É por essas e outras coisas que no verão o pessoal esvazia Indaial, todos em direção às nossas lindas praias. E tem justificativa, pois já tivemos 46ºC de sensação térmica neste verão quente de 2010. Tem gente com saudades do inverno...

Nenhum comentário:

Postar um comentário