domingo, 27 de dezembro de 2009

Piranhas


Até há pouco mais de dois meses, eu nunca tinha ouvido falar de Piranhas, e nem sabia que existia. No entanto, acabo de conhecer uma pequena cidade no interior de Alagoas que teve um papel histórico na epopéia do cangaço. Hoje está bem conservada, com muitos prédios, praças e monumentos restaurados, contando inclusive com um ótimo museu. Piranhas é um município que fica localizado no oeste de Alagoas. Sua população é de 21.716 habitantes e sua área é de 409,1 km² (53,23 h/km²).
Piranhas ficou nacionalmente conhecida por ser a cidade onde a cabeça de Lampião, e outros do seu bando, ficaram expostos após decapitação. Em Piranhas também foi rodado o filme Baile Perfumado, com o mesmo tema do Cangaço. No museu da cidade podem ser vistas várias fotos do bandido Lampião. Inclusive a famosa foto que mostra o empilhamento das cabeças na escadaria da prefeitura do município. Neste mesmo museu trabalha hoje, como auxiliar, um dos policiais que, na época, mataram Lampião e seu bando.
O município é banhado pelo majestoso rio São Francisco. Piranhas foi reconhecida como patrimônio histórico nacional, pelo IPHAN. Dentre as festas que mais se destacam na cidade estão o carnaval, que se realiza no centro histórico. O forrogaço no bairro Xingó, que se realiza no início de junho, comemorando o aniversário da cidade e antecipação das festas juninas.
Cidade razoavelmente calma, com bom desempenho turístico, mas com uma economia muito fraca e totalmente dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).
Sendo o Brasil um país de dimensões continentais, as distâncias que separam as pessoas e os lugares certamente são impecilhos para que se tome conhecimento de tantas riquezas naturais, históricas e geográficas. Mesmo assim, se alguém se aventurar pelas caatingas nordestinas, vale a pena conhecer Piranhas, uma cidadezinha interiorana com um povo muito receptivo que vai deixar saudade.
A foto foi feita num momento de por-do-sol a partir de um restaurante no alto de um morro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário