sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Santa Catarina, castigada e bela

Como o mundo todo deve estar sabendo, pois hoje as notícias percorrem em segundos todas as distâncias imagináveis, nosso Estado de Santa Catarina e especialmente o Vale do Itajaí está sendo castigado por uma catástrofe ambiental assustadora. Desde 24 de novembro, uma conjuntura meteorológica ainda não explicada, fêz cair na nossa região uma quantidade recorde de chuvas. Já que há quatro meses presenciávamos um período muito úmido, com chuvas frequentes de baixa intensidade, as enxurradas dos últimos dias provocaram inundações e deslizamentos de morros que já mataram, até agora, uma centena de pessoas. Não quero, no meu blog, publicar as fotos dessa calamidade, já que estão disponíveis em todos os sites noticiosos do mundo. Não quero, também, ser o senhor das verdades neste modesto espaço. Mas quero, isto sim, dizer da minha indignação pelo juízo prematuro que ecologistas, geólogos e meteorologistas de plantão estão fazendo na mídia, dizendo que já sabiam que isto ia acontecer, e prognosticando outras catástrofes caso não sejam observadas medidas corretivas, etc. e tal. Ora, as forças da natureza nunca serão domadas em sua totalidade! Se isso fôsse possível, o Titanic não teria afundado, Pompéia não teria sido dizimada pelo Vesúvio, as tsunami seriam coisas do passado... Infelizmente para todos nós, calamidades continuarão ocorrendo, assim como as doenças que atingem nosso corpo nunca serão totalmente afastadas, apesar de todas as crenças e fés. É óbvio que ações corretivas e preventivas deverão ser tomadas, assim como vacinas previnem o sarampo ou a gripe, mas a cura total dos ciclos de dilúvios nunca deixarão de acontecer.
Vejam como a coisa vem de longe, e ciclicamente acontecem as inundações em nossa região:

Mesmo convivendo hoje com as tristezas que atingem mais de 70.000 pessoas, entre vítimas, desabrigados, e atingidos por esse cataclisma, nosso querido Estado de Santa Catarina certamente será recuperado. Esse Estado logo voltará a ser o reduto preferido dos brasileiros, e muitos estrangeiros, que anualmente nos visitam e a quem sabemos acolher muito bem. Meu amigo Cao (chargista do Jornal de Santa Catarina) conseguiu, como poucos e como sempre, identificar o espírito valente e trabalhador desse povo, que desde já está reconstruindo a Santa e Bela Catarina:

Um comentário:

  1. Nagel, esta é a pura realidade no que escreves. Só nos resta reunirmos as forças e enfrentar como das outras vezes, como bem mostras no histórico. Santa Catarina, eleita pelos leitores da revista Viagem, como o estado melhor do Brasil, não merece ter um natal trágico deste geito. Só nos resta a solidariedade e através dos nossos governantes, recebermos a ajuda devida. Vamos torcer para que este pesadelo passe bem rápido, que o sonho de todos aqueles que estão passando amarguras, não se prolongue. Tenho parte de meu coração numa catarinense maravilhosa, espero retornar breve a esta maravilhosa e bela Santa Catarina. Isaac Soares de Lima de Maceió-Al.

    ResponderExcluir