domingo, 7 de setembro de 2008

40 anos de Veja

Primeiro quero deixar claro que não sou nenhum garoto-propaganda da Editora Abril. Mas quero dizer que tenho a coleção completa da revista Veja até o nº 1000, toda ela encadernada. Depois disso, não mais guardei os exemplares, até mesmo por falta de espaço... mas continuo leitor assíduo. Veja está completando 40 anos, e estou recebendo a edição especial comemorativa que a mim suscita muitas lembranças. A primeira revista, cuja capa está mostrada aí em cima, de 11 de setembro de 1968, eu a comprei numa banca em Curitiba, pois lá estudava naquele ano. Para quem não lembra, ou não sabe, aqueles foram anos duros vividos em regime ditatorial. Com cor vermelha e apresentando a foice e o martelo (emblemas da Rússia comunista da época), muitos exemplares foram apreendidos Brasil afora, o que redundou num marketing especial... Hoje, a coletânea que possuo é um verdadeiro livro de História, contada semana a semana.
A capa da Veja nº 2077, de 10 de setembro de 2008, é muito diferente nas cores e no assunto de capa, já que nos dias atuais a revista não necessita de recursos extras para se firmar, visto que é por muitos considerada como a mais conceituada e com maior credibilidade entre as semanais de informação. Vai daí, optaram por uma capa verde-amarela, circulando já no patriótico dia 7 de setembro, e a reportagem de capa sugerindo 40 propostas para o Brasil.
Visto que nem todo leitor deste blog é leitor da Veja, vou aqui resumir as 40 propostas, resultado do seminário "O Brasil que Queremos Ser", que reuniu 500 personalidades da política, economia e da cultura para pensar o Brasil:
EDUCAÇÃO
1 - Choque de meritocracia na educação. 2 - Convencer os pais de que eles são parte da escola. 3 - Ampliar a rede de ensino técnico superior. 4 - Fomentar a competição entre as universidades. 5 - Financiar os melhores pesquisadores. 6 - Criar currículos obrigatórios para a educação básica. 7 - Investir na formação dos professores e de quem forma os professores. 8 - Mais pesquisa ambiental no Brasil.
AMBIENTE
9 - Dobrar o saneamento básico em dez anos. 10 - Transformar pastos em áreas produtivas. 11 - Premiar prefeituras pela preservação ambiental. 12 - Unificar as leis ambientais. 13 - Dar independência financeira aos parques ecológicos. 14 - Criar um plano nacional de zoneamento econômico-ecológico. 16 - Investir em fontes renováveis de energia. 17 - Não desperdiçar energia.
ECONOMIA
18 - Reforma da previdência já. 19 - Criar um teto para os gastos públicos. 20 - Um banco central independente. 21 - Aplicar a lei de responsabilidade fiscal ao governo federal. 22 - Modernizar as leis trabalhistas. 23 - Tornar as agências reguladoras menos vulneráveis ao loteamento político. 24 - Garantir a concorrência na exploração do pré-sal. 25 - Poupar os dólares do petróleo. 26 - Privatizar a gestão hospitalar. 27 - Privatizar a infra-estrutura.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
28 - Acabar com a lei de imprensa.
DEMOCRACIA, RAÇA E POBREZA
29 - Profissionalizar a gestão pública. 30 - Recriar o federalismo. 31 - Fiscalizar os programas sociais. 32 - Inserir os pobres no mercado de trabalho.
MEGACIDADES
33 - Eliminar as favelas da paisagem. 34 - Superprefeitos para as regiões metropolitanas. 35 - Combater o tráfico de drogas com realismo. 36 - Planejar o crescimento. 37 - Tirar a majestade do carro. 38 - Organizar o transporte coletivo. 39 - Conferir ao ônibus o padrão de metrô. 40 - Não se intimidar com os desafios.
Digitar esse post, em pleno Dia da Independência do Brasil, é a minha tênue contribuição para um país melhor para se viver num breve futuro. É a minha torcida.

Um comentário:

  1. Grande Nagel,

    Muito boa a tua idéia de retratar um pouco da história deste nosso país, cada vez mais retalhado por oportunistas que, na sede de poder, negam tudo pelo qual tantos viveram para construir ou moreram antes de ver construído. Veja retrata, ao longo destes 40 anos, praticamente a nossa vida. Digo nossa porque somos a geração Veja. Tinhamos nossos 17 anos - plena juventude, que já vai longe - quando ela surgiu. Vimos muito, sonhamos muito, realizamos outros tantos, ingressamos em Faculdades, colamos grau, começamos nossas carreiras, fizemos família, sempre na esperança de ver um país viável, ético, justo, equilibrado.Parece que estes anseios ficaram lá atrás. Mas Veja continuou - e teimosamente o fez - para lembra-nos que a esperança - embora tentem sufocá-la - ainda é o motor de nossas vidas.
    O Seminário "O Brasil que queremos" deveria ser matéria obrigatória a todos os que intentassem adentrar na política, talvez a mais vergohosa das profissões deste país que quer ser um gigante, tem tudo para sê-lo, mas é acossado por irresponsáveis que cismam em deixá-lo dormitando em meio à angústias de um povo que, lamentavelmente, ainda é embalado pelo paternalismo.

    Queira Deus que nos próximos 40 anos o Brasil mude, nem que seja para não vermos mais nossos filhos mudarem-se dele, para outras banas, outros países, onde o cidadão exerce o direito de ser.

    Grande Abraço,

    Que Deus te abençoe e continue e nos dar esperanças e coragem para continuarmos leitores de Veja.

    Caminha

    ResponderExcluir