domingo, 27 de janeiro de 2008

Verdades? Mentiras? - 01


Não acredito que existam verdades absolutas. Por mais que se busque uma verdade, a qual se creia insofismável, alguém criará uma segunda verdade que talvez torne a primeira uma mentira. O prognóstico de uma verdade é imprevisível.
Nem por isso deixaria de escrever as minhas verdades, mesmo que sujeitas a se transformarem em futuras mentiras. Ou meias-verdades? Ou meias-mentiras?
O importante é colocar as idéias de modo a parecerem verdades. Nem todos concordarão, nem todos discordarão. Os pensamentos, as idéias, são absolutamente diferentes: ninguém vê igual, ninguém cheira igual, ninguém sente igual, ninguém é igual. Portanto, o óbvio: somos diferentes uns dos outros. É por isso que devemos aprender a viver com os contrários, e essa é uma arte a ser praticada a vida toda, o tempo todo. Harmonizar verdades e mentiras, para que o convívio seja administrado com sabedoria e sem truculências, talvez seja uma das regras do bem-viver.

Um comentário:

  1. Interessante o raciocínio. É uma verdade. Pode haver outras considerações acerca do tema, porém dificilmente isso será uma mentira. Parabéns

    ResponderExcluir